domingo, 4 de agosto de 2013

Curiosidade do Lambe-lambe

Em uma aula de Tecnologia da ciência, achei muito interessante o assunto 'Tecnologia Informal' pois aborda assuntos que encontramos muito na sociedade, por ser um meio de sobrevivência, e é muito criativo, daí a professora deu alguns exemplos que fiquei curiosa e resolvi pesquisar mais sobre o assunto, um dos exemplos foi o "lambe-Lambe" , pois achei muito legal e  interessante. Pesquisa vai, pesquisa vem, acabei encontrando dois tipos de Lambe-lambe:

O primeiro tipo de lambe-lambe é de fotografia- são fotografo ambulante que fica geralmente postado em praças, jardins públicos.
Surgiram nas primeiras décadas do século XX. A origem aqui no Brasil é de que se lambia a placa de vidro para saber qual era o lado da emulsão ou se lambia a chapa para fixá-la.
O equipamento fotográfico, conhecido como máquina-caixote, é revestido com couto cru, madeira ou metal coberto na parte posterior com uma espécie de saco negro, com três aberturas: dois orifícios para os braços e um para enfiar a cabeça na hora de bater e revelar as fotografias.
Além de ser utilizada para o registro fotográfico, também servia para mostruário, com as laterais cobertas de fotos.
Fotografo lambe-lambe em Porto Alegre-RS

E o segundo tipo de lambe-lambe é o de cartazes colados na rua, que hoje são utilizados como uma forma
de intervenção urbana.
 O lambe-Lambe basicamente é um poster de papel colado com cola, geralmente em muros e postes. Há séculos já é usado para a publicidade, divulgação e comunicação (quem nunca viu um lambe-lambe de algum ladrão sendo procurado em filmes de faroeste?), e já está no inconsciente coletivo. Aqui no Brasil, é comum os lambe-lambes para divulgação de shows (os clássicos posteres de tipografia com letras enormes e em duas cores), sendo hoje mais comum a divulgação de shows menores. Se aproveitando dessa técnica, alguns artistas nos EUA começaram a usar o lambe-lambe para intervir na cidade de forma artística. 

Além do lambe-lambe também há uma outra arte o "Sticker", que basicamente não existe nenhuma diferença, mas sim dois detalhes tem duas diferença:
Cola: O Sticker já tem cola, enquanto o lambe-lambe não;
Tamanho: Geralmente os Stickers são feitos em formatos menores, e o lambe-lambe em  formatos grandes.

A produção do sticker é como o lambe-lambe tem várias formas de ser produzido. A mais comum é pegar um desenho, xerocar e colar.É comum também fazer os posteres com stêncil. Abaixo, dois vídeos mostrando como fazer um lambe-lambe xerocado e com stêncil.



Nenhum comentário:

Postar um comentário